terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Josef Mengele, o Anjo da Morte

Josef Mengele foi um médico alemão que atuou também durante o regime nazista, mais conhecido como "Anjo da Morte" no campo de concentração.

Em suas experiências com seres humanos, ele injetou tinta azul em olhos de crianças, uniu as veias de gêmeos, deixou pessoas em tanques de água gelada para testar suas resistências, amputou membros de prisioneiros e coletou milhares de órgãos em seu laboratório.



A partir de1943, os gêmeos eram selecionados e colocados em barracões especiais. Quando na rampa de seleção localizava gêmeos, os irmãos eram colocados num recinto especial e eram tratados melhor que os restantes internos. Praticamente todas as experiências de Mengele careciam de valor científico, mas foram financiadas pelo governo nazista. Incluíam, por exemplo, tentativas de mudar a cor dos olhos mediante injecções de substâncias químicas nos olhos de crianças, amputações diversas e outras cirurgias brutais e, pelo menos numa ocasião, uma tentativa de criar siameses artificialmente mediante a união de veias de irmãos gêmeos. As pessoas, objeto de experiências de Mengele, no caso de sobreviverem, foram quase sempre assassinadas depois para dissecação.
Em cooperação com outros médicos, Mengele tentou também encontrar um método de esterilização em massa; muitas das vítimas foram mulheres a quem injectava diversas substâncias, sucumbindo muitas delas ou ficando estéreis em outros casos.
Mengele fez experiências com ciganos e judeus que tinham doenças hereditárias como nanismo, síndrome de Down, irmãos siameses e outras afecções e dissecou vivas algumas pessoas mestiças, submergindo depois os seus cadáveres numa tina com um líquido que consumia as carnes, deixando livres os ossos. Os esqueletos eram enviados para Berlim como macabro mostruário da degeneração física dos judeus ou outros.
Por vezes realizava sessões de submersão em água gelada de prisioneiros fortes para observar as suas reações perante a hipotermina. Também cooperou com o seu equivalente da Força Aérea, o médico Sigmund Rascher da Luftwaffe , em algumas experiências em que submetia pessoas a mudanças de pressão extremas, e os indivíduos morriam com horrorosas convulsões por excessiva pressão intracraniana. Rascher foi o equivalente de Mengele na experimentação em seres humanos, mas com fins militares. A sua perversidade andava a par da de Mengele, mas a sua história e final foram muito distintos.
Devido as atrocidades cometidas por ele durante a guerra, seu título de Doutor foi revogado por duas Universidades.
Mengele fez numa ocasião carregar um vagão de trem com caixões que os prisioneiros notaram "demasiado pesados para o seu volume". Os caixões iam com destino a Günzburg e alguns prisioneiros deduziram correctamente que continham lingotes de ouro, provenientes das extracções dentárias das vítimas do campo. Este foi um dos primeiros indícios de que Mengele tinha pressentido o fim da Alemanha Nazi.

Quando a guerra acabou Mengele fugiu para Argentina e depois acabou parando no Brasil, aqui morreu afogado no litoral Paulista.

Uma famosa versão literária ficcional de Mengele foi criada por Ira Levin, em seu livroOs meninos do Brasil (The Boys from Brazil), em que o médico consegue clonas Adolf Hitler. Em 1978, foi lançado o filme baseado no livro com Gregory Mengele como Mengele.
Mengele foi base para uma série de médicos nazistas imaginários. Entre eles o Dr. Khristian Szell (Laurence Olivier) do filme Maratona da Morte (Marathon Man, 1974), também um livro de William Goldman. Há vários personagens baseados em Mengele nos quadrinhos e obras populares infanto-juvenis, e é a provável inspiração para o Doctor Schabbs, personagem do jogo de computador Wolfenstein 3D, um cientista louco que criava zumbis.
Foi tema da música "Angel of Death" da banda de Trash Metal Slayer lançada no Cd Reign in Blood em 1986 e também da banda brasileira Dorsal Atlântica com a faixa "Joseph Mengele".

Um filme inspirado no caso de Josef Mengele: Josef Mengele: My Father - Rua Alguem 5555 (2003)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial